Suas emoções infladas estão inflando seus músculos. O que você tanto controla? Solte e viva em paz.
Fibromialgia se apresenta com dores agudas e constantes nas fibras musculares de todo o corpo.
São dores nevrálgicas – geralmente descritas como choques, pontadas, queimação, fincadas, tem características agudas e repentinas, trazendo um sofrimento muito intenso para quem as sente – , levando a pessoa ao desânimo, fraqueza muscular, cansaço quase permanente e à palidez facial devido à dor.
Aparentemente a pessoa está bem, mas a dor é constante e qualquer movimento de sentar, levantar ou deitar é perturbador.
Fibromialgia, o que a metafísica explica?
A fibromialgia acontece em pessoas que carregam o mundo nas costas, ou seja, os problemas dos familiares e do trabalho, como um fardo pesado.
Para exemplificar, pense em uma pessoa sedentária que esforça o seu corpo ao extremo, como ir a academia de ginástica, fazer uma série de exercícios pesada. A consequência é ficar dolorida nos próximos dias pois os músculos foram estressados e a dor será forte e aguda.
A dor da fibromialgia é forte a aguda mas sem uma causa de esforço muscular específica, compreende? Os pacientes não fizeram esforço físico e a dor surge sem uma explicação lógica, o que torna a compreensão mais complexa.
Psiquicamente nosso cérebro está conectado em todas as partes do nosso corpo, desde a mais ínfima célula até o maior órgão.
Nossa personalidade interfere em nossa saúde
Nossa personalidade, pensamentos, emoções e sentimentos influenciam nossa saúde porque ela nada mais é que reflexo da nossa mente.
No caso do portador da fibromialgia encontramos uma personalidade inflamada e de comportamento guerreiro. Dificilmente relaxa aos prazeres da vida e está sempre se preocupando com o que deixou de fazer ou o que poderia estar fazendo para organizar sua vida e a vida de seus familiares.
Costuma se perturbar quando algo que confiou a alguém não dá certo. Está sempre telefonando ou mantendo contato exagerado com filhos, pais, marido, esposa, funcionários, colegas de trabalho ou amigos para saber se as coisas estão correndo bem. Inclusive tem a tendência a ser a agenda ambulante das pessoas íntimas, fazendo com que elas nunca esqueçam seus compromissos e responsabilidades.
Fibromialgia – você se inflama e seus músculos também
Cada pessoa tem um ritmo e um tempo para resolver cada situação. O pior é quando as pessoas não acompanham a sua velocidade para resolver coisas e começam a deixar de fazer o que você pediu… Seu corpo então, começa a doer e a incomodar, como se ele atrapalhasse.
As emoções, tensões, preocupações são transferidas aos músculos, pois carrega mais peso do que pode. A depressão é um fator marcante nas pessoas com fibromialgia, pois se anulam em seus sonhos pessoais para manter a “ordem e o progresso”.
Você se preocupa mais com os outros ou com você mesmo?
Geralmente, pacientes com fibromialgia vive o eu dos outros e não consegue encontrar um caminho para retornar ao seu interior e as suas próprias escolhas e iniciativas.
Às vezes nem sabe mais quem é e o que quer para si mesma.
A medicina encontra a causa, muitas vezes, em bactérias, distúrbios hormonais, hereditariedade, LER (lesão por esforço repetitivo), complicações devido à idade avançada, distúrbios celulares e muitas outras explicações fisiológicas cabíveis.
Porém essas explicações não são as causas e sim os efeitos de uma mente sem paz e com patologias nervosas.
Fibromialgia deriva de uma mente dura e orgulhosa, que externamente se apresenta de forma humilde. Se sacrifica pela vida sobrecarregada que ela mesma nutriu.
As dores musculares, revelam sentimentos de culpa inconsciente, solidão e necessidade de reconhecimento.
Cada história é única e pessoal, geralmente quem tem fibromialgia é um adulto extremamente responsável, chegando ao orgulho de não pedir ajuda quando está cansado.
Para curar essas dores musculares e tornar-se uma pessoa mais feliz, é importante aceitar que o mundo é uma escola e que somos eternos estudantes. Não existem mestres que não falhem, pois até eles, em seu grau de evolução, estão experimentando o novo em suas jornadas.
O novo sempre traz uma nova lição e jamais devemos nos sentir inseguros quando não soubermos como agir.
E não devemos também plantar na mente das pessoas que somos seres perfeitos e rigidamente acolhedores, pois elas cobrarão de nós a perfeição.
Se você tem esse problema em sua vida, saiba que sempre existirá saída se você se permitir. Autoconhecimento é a chave para receber a força e a intuição que lhe abrirá os olhos. Seus medos escondidos o fazem agir como se todos dependessem de você, mas na verdade, é a sua carência afetiva que o faz segurar as pessoas nesse controle imaginário.
Na realidade, ninguém precisa tanto de você assim, poupe essa energia que dedica aos outros para cuidar de você mesmo.
O mundo gira mesmo sem a nossa presença, é importante entender o que é sua responsabilidade e o que é responsabilidade do outro.
Quando uma pessoa não se responsabiliza por seus atos, ou até parece negligenciar aquilo que é tão importante para você, não significa que ela será sempre assim.
Muitas vezes as pessoas não fazem por saber que de alguma forma você fará, como sempre fez. Já está automatizado.
Solte, viva a vida mais leve e sem dores
No momento em que você não tiver mais medo de perder, seja o que for ou quem for, então as coisas mudarão para melhor em sua vida.
Minimamente temos o controle sobre os nossos próprios comportamentos, agora imagine querer controlar os outros. É uma missão impossível e o seu corpo está lhe dizendo isso em forma de dores constantes.
Solte as situações, viva mais leve, perdoe quem precisa e honre sua história.
Agarre-se no Deus do seu coração e acabe com todas as suas carências e responsabilidades excessivas em sua vida.
Saia para dançar e cantar, faça aulas suaves de alongamento, aprenda meditação e veja como todas as dores desaparecerão do seu corpo e de sua alma.
Perceba a comunicação que o seu corpo está fazendo com você.
Aprenda a se ouvir, a se respeitar, a perdoar e assim se fortalecer emocionalmente e não sentir mais dores.
Eu posso te ajudar nesta Jornada de #autoconhecimento permita-se se conhecer tão profundamente e integrar CORPO, MENTE e ALMA. Me envie whatsapp, informando onde está a dor do seu corpo e vamos caminhar juntos para descobrir a causa emocional e afetiva, te fortalecendo em todo processo.
Te aguardo! Se permita.
Conheça também meu canal no Youtube, toda semana novos vídeos sobre o universo da psicologia, se inscreva.
Fonte: Linguagem do Corpo 1 - Aprenda a ouvir seu corpo para uma vida saudável cura. Cristina Cairo - Cairo Editora. Linguagem do Corpo 2 - O que seu corpo revela. Cristina Cairo - Cairo Editora. Linguagem do Corpo 3 - A cura pelo amor. Cristina Cairo - Cairo Editora.
Sou a Carla Da Silva, gostei muito do seu artigo tem muito
conteúdo de valor, parabéns nota 10.
Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.
Oi Carla, agradeço sua visita e comentário 😀 Seja bem vinda e sempre que precisar conte comigo.