Entenda como o seu corpo fala com você. Perceba a comunicação que o seu corpo está falando com você.
A metafisica é um ramo da filosofia e a psicologia surgiu da filosofia.
Você entende como o seu corpo fala e busca se comunicar com você mesmo? A metafisica amplia a visão do ser para além do corpo físico. Nascemos saudáveis e dentro do peso ideal, geralmente as doenças e ganho de peso existem causas emocionais e afetivas.
A DOR E SUA CAUSA METAFISICA
O que é metafisica?
A metafisica é um ramo da filosofia que estuda os problemas centrais do pensamento filosófico, ou seja, o ser como tal, absoluto, Deus, o mundo, a alma. Nesse sentido, as tentativas de descrever as propriedades, princípios, condições e causas profundas da realidade e seu significado e propósito.
Para o tratamento das doenças psicossomáticas o tratamento físico, tal como proposto e desenvolvido pela medicina convencional, é de fundamental importância, mas também o tratamento psicoterapêutico deve auxiliar nesse processo, pois tanto a doença quanto a vivência terapêutica podem ser ocasiões propícias para o paciente reeditar sua história e reorganizar seu processo corporal.
DOENÇA E SAÚDE – linguagem corporal (seu corpo fala)
Doença e saúde são tidos por opostos. Mas não o são, do mesmo modo que o frio e o calor não são opostos. Assim como essas duas sensações são a expressão de diferentes comprimentos de ondas de um mesmo raio, a doença e a saúde são diferentes expressões de uma só vida. A doença não vem de fora, não é um inimigo, mas sim uma criação do organismo – ou chamemo-lo de força vital, de si próprio ou do organismo – do qual nada sabemos e não reconhecemos senão uma ou outra forma de manifestação, deseja expressar alguma coisa com a enfermidade; ficar doente tem que ter um sentido.
O adoecer não é um acontecimento casual, é preciso investigar para entender o sentido, o que o corpo está querendo dizer? Situações até então não percebidas, mas presentes em diferentes histórias de vida e encobertas por suas sintomatizações. Isso leva a concluir que fatores emocionais devem ser vistos como elementos precipitadores, contribuidores e/ou exacerbadores, ainda que não possam ser considerados diretamente causadores das doenças.
Onde você sente dor? Como seu corpo fala?
Toda doença tem um impacto emocional e adquire um significado na vida do doente. É sobre isso que a metafisica explora. Por isso, reveste-se de importância o sujeito poder falar dos acontecimentos ocorridos em sua vida e dos sentimentos resultantes dessas experiências.
Compreendendo-se como um ser biopsicossocial, ele pôde fazer correlação como sua biografia, que pode ter contribuído para o desenvolvimento de determinados sintomas. Dentro de um processo psicoterapêutico, mesmo breve, é possível levar o sujeito a ampliar sua compreensão sobre essas interações psicossomáticas, o que, se não lhe possibilita propriamente cura, pelo menos lhe confere uma liberdade de escolha em relação aos sintomas próprios e um ganho significativo na qualidade de vida.
A NOSSA CRIANÇA FERIDA
Toda mãe sabe que quando uma criança fica com muita vontade de alguma coisa, o corpo pode manifestar sintomas psicossomáticos. E essa vontade pode ir desde um doce que não comeu, até a espera de um ente querido que não virá mais.
Os sintomas geralmente são febre, sem uma infecção específica, dor de cabeça, dor de barriga, náuseas, vômitos, etc. Conseguimos entender facilmente esses sintomas na criança como causas emocionais.
Posso afirmar que dentro de cada adulto habita uma criança, e quando a nossa criança fica ferida o nosso corpo adoece da mesma forma.
Contudo, nós adultos fomos ensinados a ignorar as causas emocionais e buscar sempre um lado lógico e que “faça mais sentido” e assim temos mais dificuldade em entender o que nosso corpo quer nos informar.
O que não queremos aceitar muitas vezes é que os adultos também apresentam sintomas físicos que são geralmente emocionais.
Em qual parte do seu corpo está doendo?
Quem te magoou tão profundamente que o seu emocional está passando para seu corpo físico?
Dor no estômago, o que a metafísica explica?
Leia o artigo completo sobre dor de estômago
Aproveite e leia também o artigo sobre gastrite e úlcera.
Consulte sempre o médico especialista de confiança, mas JAMAIS ignore suas questões emocionais. Reflita e perceba o momento da sua vida. Cuide da sua saúde emocional e mental com o mesmo zelo que cuida da sua saúde física.
Psicóloga Melissa Pomaro
Perceba a comunicação que o seu corpo está fazendo com você.
Aprenda a se ouvir, a se respeitar, a perdoar e assim se fortalecer emocionalmente e não sentir mais dores.
Eu posso te ajudar nesta Jornada de autoconhecimento permita-se se conhecer tão profundamente e integrar CORPO, MENTE e ALMA. Me envie whatsapp, informando onde está a dor do seu corpo e vamos caminhar juntos para descobrir a causa emocional e afetiva, te fortalecendo em todo processo.
Te aguardo! Se permita.
Conheça também meu canal no Youtube, toda semana novos vídeos sobre o universo da psicologia, se inscreva.
Fonte: Linguagem do Corpo 1 - Aprenda a ouvir seu corpo para uma vida saudável cura. Cristina Cairo - Cairo Editora. Linguagem do Corpo 2 - O que seu corpo revela. Cristina Cairo - Cairo Editora. Linguagem do Corpo 3 - A cura pelo amor. Cristina Cairo - Cairo Editora.
Seja o primeiro a comentar!