Quanto você já se prejudicou sendo ansioso e inseguro? Desenvolva sua inteligência emocional e viva sua melhor versão, acredite.

Dicas rápidas de Inteligência Emocional

Mas, o que é Inteligência Emocional?

Inteligência Emocional como a capacidade de uma pessoa de gerenciar seus sentimentos, de modo que eles sejam expressos de maneira apropriada e eficaz. O conhecimento e controle das emoções é essencial para o desenvolvimento da inteligência de um indivíduo.

Contudo, nem todas as pessoas estão dispostas ao relacionamento interpessoal e podem apresentar dificuldades em viver em sociedade. As nuances que levam a esta dificuldade vão desde a timidez até mesmo transtornos de comportamento.

Pois para viver de forma saudável no trabalho, na universidade, entre os amigos e em casa, a inteligência emocional precisa ser exercitada constantemente. Portanto, não se isole e nem se sinta deslocado, comece a desenvolver a sua inteligência emocional.

Entendendo os caminhos da mente e das emoções

Hoje em dia é muito comum sentir a emoção primeiro, seja ela de qualquer ordem, e depois raciocinar sobre o que estamos sentindo. Este comportamento pode levar a situações embaraçosas e constrangedoras, porém é possível evitá-las.

Em suma, a inteligência emocional trabalha a capacidade que temos em conhecer e depois controlar as nossas emoções e extravasá-las de uma maneira ponderada.

A mente é um emaranhado de complexidades mas, através dos resultados de décadas de estudos no campo da psicologia, ela pode ser mais bem entendida.

Contudo, para que você possa reconhecer, entender e administrar suas próprias emoções, a inteligência emocional deve ser desenvolvida.

Desta forma, também aprendemos a lidar e entender o comportamento das outras pessoas. Tornamo-nos mais conscientes, principalmente em momentos que requerem de nós uma ação rápida e certa.

Reconheça, desenvolve e colha o que você tem de melhor

Para avaliar em que pontos você deve começar a trabalhar a sua inteligência emocional, cinco parâmetros são norteadores.

O primeiro é o autoconhecimento, que começa quando se reconhece os sentimentos e como eles interferem na sua vida. Compreender os pontos fortes e fracos de suas emoções faz com que se conheça melhor. 

Desenvolver o autocontrole é essencial para não tomar atitudes impensadas e que irá se arrepender depois. Desta forma, todo comportamento impulsivo e irresponsável será evitado.

Pois, o desenvolvimento da sua inteligência emocional fortalece a automotivação, que é quando o foco nos objetivos e metas é trabalhado. Superar obstáculos faz parte das conquistas pessoais e impulsiona a sua vontade de ser positiva e avançar.

Contudo a empatia, ela nos traz a capacidade de se importar com o próximo e buscar ter um melhor convívio através de vínculos duradouros.

E o foco final de toda esta caminhada, desenvolver habilidades sociais. Assim, torna-se fluída a comunicação com as outras pessoas, levando a um estado de felicidade.

A inteligência emocional faz com que você tenha uma vida plena

Diante de pessoas com personalidades e características tão diferentes, pode ser difícil tomar o passo de desenvolver sua inteligência emocional para conviver com elas.

Contudo, este é o esforço necessário para viver de forma feliz e plena na sociedade.

Somos bons em uma habilidade e em outra não, e isso é perfeitamente normal. O fundamental é poder potencializar no que somos bons e melhorar as demais.

Dicas rápidas para incentivar o desenvolvimento de sua Inteligência Emocional:

  1. Quanto você já se prejudicou sendo descontrolado emocionalmente? Tenha novos hábitos. Sim, você é capaz de potencializar sua melhor versão, acredite.
  2. Pare para pensar antes de agir por impulso. Beba água. Tome um café calmamente. Saia para caminhar no momento da raiva. Negocie mais prazo. Pense. Não aja sem raciocinar.
  3. Pense, imagine cenários bons e desastrosos. O exercício de pensar em diferentes possibilidades (positivas e negativas) auxilia na decisão das escolhas mais sensatas e não impulsivas.
  4. Seja responsável por todos os seus atos, não adianta culpar a emoção depois.
  5. Observe-se. Seu corpo fala com você o tempo todo. Perceba suas emoções internas e acalme-se.

Ao estar atento as suas emoções e seus comportamentos, pense em como trabalhá-los para o bem e para melhorar os relacionamentos pessoais e profissionais.

A inteligência emocional cria uma personalidade forte e segura.  Aprende a reconhecer seus erros. Aproveita as oportunidades de aprendizado. E principalmente se respeita, colocando limites e dizendo “não” quando é preciso.

Esse assunto me encanta muito e fiz uma websérie sobre o tema, clique no vídeo e confira:

Perceba a comunicação que o seu corpo está fazendo com você.

Aprenda a se ouvir, a se respeitar, a perdoar e assim se fortalecer emocionalmente e não sentir mais dores. Você sente dor no corpo? Clique neste link e saiba mais sobre isso.

Contudo, eu posso te ajudar nesta Jornada de autoconhecimento permita-se se conhecer tão profundamente e integrar CORPO, MENTE e ALMA. Me envie whatsapp, informando onde está a dor do seu corpo e vamos caminhar juntos para descobrir a causa emocional e afetiva, te fortalecendo em todo processo.

Te aguardo! Se permita.

Conheça também meu canal no Youtube, toda semana novos vídeos sobre o universo da psicologia, se inscreva.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!