Inteligência emocional é essencial para o bom convívio em sociedade, em todas as nossas relações, sejam elas pessoais ou profissionais.
Inteligência emocional é essencial para o bom convívio em sociedade, em todas as nossas relações, sejam elas pessoais ou profissionais.
O relacionamento interpessoal nos apresenta grandes desafios, afinal a convivência em sociedade parece hoje um grande quebra-cabeça. Isso porque cada indivíduo tem sua personalidade e características, e expressa emoções de uma maneira diferente. Ter habilidades para compreender e cooperar segundo estas especificidades requer de nós habilidades sociais e emocionais.
Uma inteligência emocional forte e saudável acontece quando nos conhecemos, controlamos as nossas emoções e temos um melhor convívio com o outro.
O ambiente de trabalho pode ser uma grande armadilha para aqueles que têm dificuldades de se relacionar. Seja em cargo de chefia ou não, cada função requer um conhecimento e uma maneira de agir.
Contudo profissionalmente, um líder que não sabe se comunicar com a equipe não motiva e nem alcança resultados. Gerando desconforto e conflitos entre os membros.
Suas emoções ajudam ou atrapalham sua equipe ?
Pessoalmente, quando não temos a inteligência emocional bem trabalhada, regredimos a uma vida isolada, separada das outras pessoas. Idealizamos algo muito distante de quem somos.
Você se sente isolada e sozinha a maioria do seu tempo ?
1 – Procure ser uma pessoa sensata, ative sua inteligência emocional
Metas, resultados, reuniões, planejamento, clientes… A vida no trabalho pode ser uma verdadeira loucura, mas para que você não seja lesado emocionalmente com este turbilhão, precisa estar mais bem preparado.
Através dela estará apto a ter um comportamento assertivo diante de situações adversas, tendo decisões ponderadas e corretas.
Em suma, muitas vezes ao fim de um dia de trabalho o sentimento pode ser de tristeza, angústia e raiva. Como profissional você não está isento em senti-las, a grande questão é na forma como ela é extravasada. Neste ponto as habilidades sociais precisam ser trabalhadas porque seus colegas de trabalho não podem ser alvos de uma reação desmedida. Portanto, procure ter clareza e foco quando tiver que resolver os problemas cotidianos.
Tenha uma “rota de fuga” emocional. Exercite-se e trabalhe corpo e mente.
Dica prática: tenha uma “rota de fuga” emocional. Local onde você possa extravasar fisicamente o acúmulo emocional. Busque uma atividade física que goste e ao praticá-la coloque sua energia emocional lá como uma bateria a ser recarregada. Quando o corpo extravasa, a mente trabalha junto e você terá a sensação de “esvaziamento” ou mesmo insights para resolver questões refletidas. Não importa qual atividade física escolha, seja meditação, dança, corrida, artes marciais o que importa é trabalhar corpo e mente, uma construção sua com você mesmo.
2 – Transforme as emoções em ações para seguir a diante
A inteligência emocional ainda pode desenvolver em você a capacidade de transformar a agitação e a apreensão em energia realizadora. Diante dos desafios e obstáculos somos tentados a uma reação a elas. Cada um com as suas características agem de uma maneira diferente, o que não é um problema, pelo contrário, é um traço de personalidade.
Em suma, aquele que sabe agir com autocontrole e empatia, agindo através de habilidades sociais converte em motivação.
Pois, este movimento vale para todas as áreas da vida, seja ela profissional ou pessoal. Um líder deve motivar a sua equipe a cumprir com as metas e alcançar os resultados. A ânsia pelas respostas e soluções nos tira do sério, mas quando canalizadas para o foco adequado se tornam molas propulsoras. Desta forma você consegue realizar os seus sonhos e o profissional atende ao planejamento e as expectativas de seu chefe.
3 – Busque conhecer e praticar
A teoria só vira prática a partir do autoconhecimento, que é um dos pilares da inteligência emocional. Quando sabemos quem somos e sabemos reconhecer as nossas emoções e fraquezas, aprimoramos a maneira de como controlar as emoções e transformarmos as fraquezas em forças.
Não é algo fácil nem rápido, mas plenamente possível através de estudos, práticas e terapia.
Autoconhecimento a busca pelo seu melhor.
Conte com ajuda profissional de psicólogos para desenvolver o melhor de suas emoções e reações. Desenvolva todo seu potencial, seja uma pessoa frutífera e um profissional eficiente trabalhando com o que você tem de melhor, suas forças.
Quer conhecer e conversar mais sobre o assunto? Vamos bater um papo sobre inteligência emocional.
- Leia também: 5 pilares da Inteligência Emocional e construa a sua.
Perceba a comunicação que o seu corpo está fazendo com você.
Aprenda a se ouvir, a se respeitar, a perdoar e assim se fortalecer emocionalmente e não sentir mais dores. Você sente dor no corpo? Clique neste link e saiba mais sobre isso.
Contudo, eu posso te ajudar nesta Jornada de autoconhecimento permita-se se conhecer tão profundamente e integrar CORPO, MENTE e ALMA. Me envie whatsapp, informando onde está a dor do seu corpo e vamos caminhar juntos para descobrir a causa emocional e afetiva, te fortalecendo em todo processo.
Te aguardo! Se permita.
Conheça também meu canal no Youtube, toda semana novos vídeos sobre o universo da psicologia, se inscreva.
Seja o primeiro a comentar!