A inteligência emocional trabalha os limites, as capacidades e os motivos para sermos pessoas equilibradas e autônomas.

5 PILARES da Inteligência Emocional

Como desenvolver Inteligência Emocional?

É preciso desenvolver inteligência emocional para viver em sociedade. Um dos grande desafio nos dias atuais, afinal cada pessoa tem suas características e personalidade, que definem o seu pensamento e comportamento.

Em suma, lidar com todas estas expectativas pode exigir de nós habilidades sociais que não temos, sendo preciso que desenvolvamos uma inteligência emocional forte e saudável. Nenhum homem consegue viver isoladamente, pois isso superar os obstáculos e investir em relacionamentos é um grande caminho.

Para estar pronto e emocionalmente seguro, conheça os cinco pilares da inteligência emocional.

1 – Autoconsciência, o primeiro passo da Inteligência Emocional

Hoje em dia as pessoas desenvolveram o hábito de agir antes mesmo de compreender a emoção que está sentindo. Agem sem raciocinar, sendo levado por suas emoções.

Saber exatamente o que acontece com você, o que está sentindo é um passo muito importante para o despertar da inteligência emocional.

Desta forma, você se torna uma pessoa madura e que sabe controlar os seus impulsos, sejam eles de raiva, medo ou tristeza. Ter autoconsciência é se conhecer, o primeiro passo para agir com mais segurança.

2 – Empatia, o que nos faz humanos

Existe uma frase que diz que nenhum homem é uma ilha, ou seja, somos seres sociais e por isso precisamos nos relacionar.

Ter empatia e poder se colocar no lugar do outro e compreende-lo, mesmo se não concordarmos.

Nós temos emoções e as sentimos, da mesma forma as pessoas que estão a nossa volta. A inteligência emocional neste caso pode trabalhar os limites, as capacidades e os motivos. Assim, entendemos melhor os outros e a nós mesmos. Para qualquer ser humano este pilar é muito importante, porque uma pessoa sem empatia perde o mais precioso da vida que é sua humanidade.

Contudo, pessoas egoístas, intolerantes, preconceituosas e imaturas tem dificuldade em desenvolver a empatia pois estão presas na visão apenas sobre si mesmas, não deslocando o olhar compreensivo ao outro.

3 – Autocontrole, se conhecer a ponto de não se abalar

O terceiro pilar da inteligência emocional diz sobre o autocontrole diante dos acontecimentos diários da vida. Os sentimentos de tristeza, raiva e incapacidade não podem dominar a sua personalidade e nem impedir de fazer as coisas que tem desejo. Não temos controle algum sobre a vida, e mesmo assim você precisa manter o seu objetivo. Os sentimentos virão, sinta todos eles, identifique-os mas, não perca o controle.

Quando entendemos que controlar o sentimento é diferente de não sentir = BINGO, você adquiriu o autocontrole.

Para tudo tem o seu momento, use suas emoções nos momentos corretos. Somos emocionais e movidos pelas emoções o tempo todo, calibre-as, estamos passíveis a sentir todas elas, a grande questão é na forma que as extravasamos, pois temos que ser responsáveis.

4 – Automotivação, é uma energia interna e não externa

Entender a continuidade da vida leva a pensar que há sempre uma meta a ser alcançada e um lugar a se chegar. Entenda que tudo é um processo de aprendizado e que as coisas não acontecem no tempo que a gente quer, fortaleça seus passos e confie. Para tudo isso é necessário ter foco. A automotivação trabalha a concentração das emoções para que seja otimista com a vida e com o que planejou para ela, seja a longo, médio ou curto prazo.

Automotivação é ser otimista, é ter a inteligência emocional que faz os dias terem movimento, acredite em você.

Não uma agitação descontrolada, mas canalizada em propósitos e motivações. Não se sabote, identifique os seus sentimentos e tenha a iniciativa para fazer escolhas certas.

5 – Desenvolvimento de habilidades sociais, somo seres sociais.

O que levamos dessa vida, são os laços sociais construídos com afeto.

Este é o pilar da inteligência emocional que diz respeito a prática, com a maneira que agimos com os outros. Todas as nossas emoções geram uma ação, e cada ação reflete em uma reação do outro, das pessoas que convivemos. A mesma questão vice-versa, como os sentimentos dos outros te afetam?

Desenvolver habilidades de conjugar todas estas questões e conseguir ter um relacionamento interpessoal positivo é um objetivo a ser perseguido sempre.

Construa relações sociais de afeto e essa construção é uma busca diária.

Conheça e desenvolva ainda mais as habilidades em que você é bom, e para aquelas outras em que tem dificuldades, procure melhorar. Como ? Faça psicoterapia, busque o autoconhecimento, se aprofunde em conhecer a você mesmo e se supere a cada descoberta, seja a sua melhor versão.

Quer conhecer e conversar mais sobre o assunto? Deixe um comentário e vamos bater um papo sobre inteligência emocional.

Perceba a comunicação que o seu corpo está fazendo com você.

Aprenda a se ouvir, a se respeitar, a perdoar e assim se fortalecer emocionalmente e não sentir mais dores. Você sente dor no corpo? Clique neste link e saiba mais sobre isso.

Contudo, eu posso te ajudar nesta Jornada de autoconhecimento permita-se se conhecer tão profundamente e integrar CORPO, MENTE e ALMA. Me envie whatsapp, informando onde está a dor do seu corpo e vamos caminhar juntos para descobrir a causa emocional e afetiva, te fortalecendo em todo processo.

Te aguardo! Se permita.

Conheça também meu canal no Youtube, toda semana novos vídeos sobre o universo da psicologia, se inscreva.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!