A Psicologia pode te ajudar na sua rotina, ampliando sua percepção e assim aprendendo a lidar com suas emoções e sentimentos.

4 dicas rápidas como a Psicologia pode te ajudar

A Psicologia pode te ajudar na sua rotina, ampliando sua percepção e assim aprendendo a lidar com suas emoções e sentimentos.

Já houve um tempo em que a psicologia era associada à “loucura”, ou seja, apenas pessoas com transtornos mentais diagnosticados incluíam a psicoterapia em sua rotina. Felizmente, esse conceito tão ultrapassado pouco a pouco tem ficado para trás. 

A psicologia, o processo de psicoterapia tem sido reconhecida como parte fundamental do processo de autoconhecimento e importante ferramenta na luta contra os conflitos que todos têm. 

Contudo, você sabia que negligenciar a saúde mental faz crescer os casos de ansiedade e depressão? No Brasil os dados só aumentam. Você conhece alguém depressivo? Como você cuida da SUA saúde mental?

Em suma, conviver em uma sociedade adoecida impacta diretamente em SUA saúde mental.

As mais lidas: 10 sinais que você perdeu sua essência. Perceba e mude, urgente!

Em quais situações você deve procurar uma psicóloga? Siga essas 4 dicas:

1 – Se você passou por alguma situação traumática

A Psicologia atua diretamente em situações traumáticas.

Determinados eventos impactam significativamente a vida e a mente do ser humano. Pode ser o falecimento de uma pessoa próxima, o término de um relacionamento, a perda de um emprego no qual você estava há muito tempo. Tudo isso desequilibra a estrutura emocional e pode causar aquela sensação de estar desorientado, sem saber para onde ir ou o que fazer com a própria vida.

Contudo, o apoio psicológico pode ajudar muito nesse tipo de situação, fazendo com que você compreenda as emoções vinculadas a ela, encare-as, saiba como elas podem minar os outros campos da sua vida e, principalmente, lide com elas. As frustrações podem ser canalizadas e convertidas em algo positivo, mas sem suporte de um profissional, é muito difícil enxergar isso.

2 – Se você tem uma sensação constante de tristeza e sofrimento

A psicologia te orienta como identificar a tristeza e sair do sofrimento

Ter alguns dias ou fases mais tristes e com uma sensação de sofrimento é algo inerente à condição humana. Ninguém vai se sentir feliz em absolutamente todos os dias da sua vida. O problema é quando esse sentimento de tristeza e pensamentos negativos passam a ser constantes, mesmo sem ter algum motivo específico. Quando você começa a se sentir cada vez mais desmotivado e não encontra prazer em coisas que, antes, lhe traziam alguma satisfação.

Em suma, a psicoterapia é fundamental nesse movimento de reencontrar o sentido da vida, do trabalho, dos estudos, das relações interpessoais. Durante as sessões a psicóloga vai ajudar você a mapear as possíveis origens desses sentimentos, mesmo que você não as perceba com facilidade, para que, juntos, encontrem soluções para elas.

3 – Se você está com dificuldades em seu relacionamento

A psicologia te ensina a se relacionar melhor em todas as áreas da sua vida

Nesse tópico não estamos falando apenas de relacionamentos amorosos, mas de qualquer relação interpessoal que esteja conturbada. Pode ser com os pais, outros familiares, amigos próximos ou, é claro, com seu companheiro(a). Não precisa jogar essa relação pela janela de imediato, abrindo mão de conviver com alguém que, talvez, faça bem para você.

O papel da Psicologia nesses casos é te ajudar a entender e compreender quais são os verdadeiros problemas que estão comprometendo esse relacionamento, a identificar como você se sente realmente em relação a essa pessoa e ajudar a melhorar a comunicação com ela. 

A Psicologia possui ferramentas valiosas para a resolução de conflitos interpessoais.

4 – Você sente sintomas físicos, já buscou ajuda médica e não resolveu

A psicologia resolve dores físicas que são emocionais

Dor de estômago, asma, dor nos ombros, insônia, baixa imunidade, e outros sintomas é uma forma do corpo chamar a nossa atenção e resolvermos na causa.

São os chamados psicossomáticos, sintomas físicos que trazem na causa questões psicológicas.

Se observe, a Psicologia te ajuda a entender essa comunicação entre corpo e mente.

É claro que mesmo que você não se encaixe em nada disso, procurar um profissional da saúde mental, os psicólogos, ainda pode ser uma boa alternativa. O simples fato de se conhecer melhor, entender quais são os seus próprios pensamentos, comportamentos e reações, despidos de amarras sociais já é muito útil para conquistar uma vida mais plena e feliz.

Perceba a comunicação que o seu corpo está fazendo com você.

Aprenda a se ouvir, a se respeitar, a perdoar e assim se fortalecer emocionalmente e não sentir mais dores.

Leia mais e entenda: O que a DOR no seu corpo significa? Entenda a metafísica.

Eu posso te ajudar nesta Jornada de autoconhecimento permita-se se conhecer tão profundamente e integrar CORPO, MENTE e ALMA. Me envie whatsapp, informando onde está a dor do seu corpo e vamos caminhar juntos para descobrir a causa emocional e afetiva, te fortalecendo em todo processo.

Te aguardo! Se permita.

Conheça também meu canal no Youtube, toda semana novos vídeos sobre o universo da psicologia, se inscreva.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!