Sua mente pode ser sua melhor amiga ou a sua pior inimiga. Ela pode te ajudar ou te derrubar. Como está sua relação com a sua mente?

Atenção aos 7 sinais mentais, e pare de repetir comportamentos

Sabia que sua mente te envia sinais mentais e te sabota todos os dias ? O processo mental é tão rápido que você nem percebe.

Você repete o mesmo comportamento indesejado, se culpa e não consegue mudar, já pensou sobre isso?

Contudo, para ganhar o jogo mental, e sair desse ciclo, você precisa entender os sinais mentais e assim dominar sua mente.

1 – Os 5 sentidos são sinais mentais

Os 5 sentidos são os sinais mentais mais importante que recebemos de forma externa, através de vários estímulos e sensações.

A mente interpreta o que é “realidade” com as informações que os condutores de sensações (sentidos) trazem.

Pois temos milhões de receptores de sensações em nosso corpo mas, vou reduzir de forma simplista aos principais: visão, tato, audição, olfato e paladar.

cg9 sreDw2f9ddsgUFlVMKfw7d2IqFl8tj H7wzUqpLsC hu 55NR0Fz7IoCjrvGbWZQb5AoGZmmj5cerco27wNfhoIBAyUuROiQRrhTyUIamStbcAT8ckL4p1T YD1C1Mg85JUg - Atenção aos 7 sinais mentais, e pare de repetir comportamentos
Os sentidos são os sinais mentais mais importantes que recebemos.

Até aqui, nenhuma novidade. Começa a ficar divertido e complexo quando entra a percepção.

2 – Percepção como interpretamos os sinais mentais

Os estímulos recebidos (sensações) são sinais mentais iguais para todos. O que muda é a percepção.

Pois a percepção é um processo mental de seleção, organização e atribuição de significados aos estímulos sensoriais.

Tjg7dGcwWVHj17atRJ7gSauxS0cXAOIxrrvNbjo4iLl59W 7TIROWYtNcB2j56tpNQc2HRSjx5agt8zFerHsjHnmy0etOVjuW6x6L7fZtYASnFhyRBBBIF8cn0LdvsdBgBK KDjJ - Atenção aos 7 sinais mentais, e pare de repetir comportamentos

Acontece tão rápido que não “pensamos” nesse processo, acontece de forma “automática”

Contudo, o processo mental perceptivo acontece de forma tão rápida que não há tempo para pensar, raciocinar e assim a nossa mente nos leva a comportamentos “automáticos”, não refletidos, levando a uma tendência de repetir os mesmos comportamentos.

Exemplo prático: Seu atual namorado está usando o mesmo perfume do seu ex namorado.

  • Adquiri a informação de forma olfativa.
  • Interpreta: “conheço esse cheiro, me lembra o Fulano Dito Cujo”
  • Seleciona: se o relacionamento anterior foi bom, você vai atrelar esse cheiro a boas lembranças e vai gostar de sentir o cheiro. Se o relacionamento foi ruim, você vai atrelar o mesmo cheiro às lembranças ruins e vai detestar o perfume.
  • Organiza: o cheiro à lembranças boas ou ruins.
  • Atribui significado: Sua mente pode associar seu atual namorado que usou o mesmo perfume que o seu ex-namorado fazendo associações. É outra pessoa, mas a mente interpretou e organizou como sendo “a mesma pessoa”, pois usam o “mesmo perfume”.

O problema em nenhum momento está no perfume mas, os sinais mentais fizeram associações e buscam significados que já foram vividos. A sua mente pode fazer associações e começar a te SABOTAR.

Por causa disso, seu atual namorado depois que usou o perfume do ex literalmente começou a perder pontos com você, e sua mente te dará JUSTIFICATIVAS ÓTIMAS como: “desde o dia que senti o cheiro do perfume, já não sei se gosto mais dele”. Isso é uma sabotagem que a mente criou, e a mente cria a todo momento, pois buscará sempre significado nas experiências vividas.

3 – Repetição comportamento e situações

Contudo, esse mesmo processo mental acontece quando você julga alguém sem conhecer, sua mente fez associações antes (e sua mente é ótima nisso, mesmo sem você pedir ela faz associações a maioria das vezes sem o menor sentido lógico-racional).

  • Você conhece uma “Gabriela” e este nome “Gabriela” te faz lembrar uma amiga muito chata da infância, a sua mente já faz a associação “toda Gabriela tem dose de chatice” e você pode pensar “Não gosto de gente que tem o nome Gabriela, não gosto”. Já passou por alguma situação parecida?

4 – Como sair desse ciclo mental automático ?

Antes de julgar alguém, reflita por cinco minutos se há algum “fato concreto” ou será que sua mente está interpretando e fazendo associações sem sentido real?

91QWHAFLSt6txthzIbO 5RAr9kk1Po9K2BwPxDyaVv6SgaBUl7hPcsB j3GCsmi9Yvb QBdq7oHexS2btY 7Sp1Smg4NHE wXrM LaeGswNvECp91DxAHTcDeJaoD3GMGhBNyTM8 - Atenção aos 7 sinais mentais, e pare de repetir comportamentos

A percepção é um processo mental que acessa toda nossa memória, conhecimento e crenças para fazer associações e dar significados.

Agora que você conhece um pouco o processo mental, como usá-lo a seu favor ?

Comportamentos repetitivos são ações realizadas seguindo as associações mentais e não refletidas. É preciso sair do “automático” para que as ações sejam refletidas.

5 – Reflita e traga os sinais mentais para o consciente

Pessoas que dizem ter “dedo podre” para relacionamentos, tem sinais mentais que precisam ser questionadas e trazidas para o consciente para iniciar mudando a percepção e depois o comportamento.

Contudo, a percepção trabalha movido pelas crenças e valores, que movem os comportamentos. Para que a mudança seja efetiva é preciso questionar se suas crenças estão te ajudando ou atrapalhando?

Voltando ao exemplo das pessoas que dizem ter “dedo podre”. Elas acreditam que não tem sorte, ou será que buscam sempre o mesmo perfil de pessoa para se relacionar ? Acreditar que não tem sorte “dedo podre” não ajuda em nada e o comportamento será repetido e repetido.

Fazer uma reflexão sobre as pessoas com quem se relaciona e mudar o perfil, buscando pessoas diferentes (e não as mesmas que a mente faz associação automática), isso trará uma mudança efetiva.

Agora imagine alguma situação que te incomoda e que acontece com você. Qual será a associação que sua mente está fazendo?  Qual comportamento você está repetindo que não deseja mais?

  • Leia também: Você sabia que seu celular rouba 97% da sua vida e você nem percebe?

6 – Questione-se, se observe, se perceba, saia do automático

Como já dizia meu filósofo preferido Platão: “Uma vida não questionada, não merece ser vivida”. 

É preciso questionar, trazer para o consciente para que a mudança aconteça.

Os sinais mentais e suas associações são realizadas a todo instante e não há reflexão envolvida. Escolher um prato de comida, a roupa para vestir, o caminho a seguir são associações mentais realizadas, elas ajudam a nossa rotina fluir, mas as ações que impactam diretamente a nossa vida, essas sim precisam de um tempo para reflexão e mudança.

Contudo, quando se deparar com alguma situação incômoda e percebe ser repetida, NÃO SE CULPE e SIM se questione “O que será que tenho que aprender com essa situação que ainda não aprendi?” E inicie uma investigação com você mesma. Se faça várias perguntas.

Pois toda pessoa que chega até você, traz uma mensagem de aprendizado da vida. Todos somos mensageiros. Pegue a mensagem e aprenda com ela.

7 – Acabe com a repetição de comportamentos

Quando não aprendemos a lição, outra pessoa (outro mensageiro) virá com a mesma mensagem (repetição de perfil e comportamento) até aprendermos a lição.

Contudo, pare de culpar o outro, a situação e sim amplie a sua percepção e observação sobre você mesmo.

Igual no mundo dos games, só avança para a próxima fase quando completar a fase anterior (essa eu aprendi com meu filho!) 

Já se inscreveu no meu canal do youtube?

Veja esse vídeo que explico mais sobre Inteligência Emocional e como você pode praticar na sua vida.

Perceba a comunicação que o seu corpo está fazendo com você.

Aprenda a se ouvir, a se respeitar, a perdoar e assim se fortalecer emocionalmente e não sentir mais dores. Você sente dor no corpo? Clique neste link e saiba mais sobre isso.

Contudo, eu posso te ajudar nesta Jornada de autoconhecimento permita-se se conhecer tão profundamente e integrar CORPO, MENTE e ALMA. Me envie whatsapp, informando onde está a dor do seu corpo e vamos caminhar juntos para descobrir a causa emocional e afetiva, te fortalecendo em todo processo.

Te aguardo! Se permita.

Conheça também meu canal no Youtube, toda semana novos vídeos sobre o universo da psicologia, se inscreva.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!